segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Imagens violentas dessensibilizam adolescentes

altDe acordo com um estudo de Jordan Grafman e sua equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames dos Estados Unidos, adolescentes submetidos repetidamente a jogos e filmes violentos tornam-se menos sensíveis as experiências de violência na vida real.
A equipe estudou o comportamento de 22 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 14 e 17 anos, cada um dos jovens assistiram trechos curtos de filmes, que retratavam cenas violentas. Os clipes foram exibidos em ordem aleatória para os jovens, e estes estavam ligados a um aparelho de ressonância magnética e sensores de condutividade na pele, que media a resposta emocional pela variação elétrica devido ao suor provocado pela resposta emocional.
Os pesquisadores verificaram que, quanto mais tempo os garotos olhavam para as imagens mais violentas, menos reagiam em termos de atividade do Córtex lateral orbifrontal e da condutividade da pele. E quando expostos a imagens com menor grau de violência, os  jovens não mais exibiam nenhum sinal emocional.
Os resultados apontaram que a dessensibilização foi mais evidente entre adolescentes que relataram ser constantemente expostos a imagens violentas em sua rotina, de acordo com as respostas a um questionário que fazia parte da etapa inicial do estudo e que há o perigo dessa dessensibilização tornar  o comportamento violento "naturalizado".
Fonte: Oxford Journals: Social Cognitive and Affective Neuroscience.

http://news.psicologado.com/neuropsicologia/imagens-violentas-dessensibilizam-adolescentes?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+psicologado+%28Psicologado.com+-+Portal+de+Psicologia%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!