segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Senso-comum afeta as estratégias de adaptação de doentes crônicos

altSegundo estudos da Universidade de Granada com pacientes portadores de doenças crônicas, especificamente a Diabetes, a representação cognitiva que os mesmos tem de sua doença afeta no modo de enfrentamento, adaptação e na saúde mental desses pacientes.
O estudo foi conduzido por Marcarena De los Santos Roig com o departamento de Psicologia Social e Metodologia de Ciências do Comportamento da Universidade de Granada e liderado pelo Professor Cristino Pérez Meléndez, o estudo foi projetado para abrir novas perspectivas em ajudar os pacientes com suas habilidades de enfretamento das doenças.
Com o intuito de avaliar como a percepção do senso-comum impacta as estratégias de adaptação de pessoas doentes, eles desenvolveram um teste para medir a representação cognitiva que uma pessoa tinha de sua própria doença.
A amostra do estudo  incluiu 155 pacientes do departamento de endocrinologia do Hospital universitário de San Cecílio, diagnosticados com diabetes tipo 1, foram administrados diferentes testes que indicavam a percepção que os entrevistados tinham sobre sua doença.
A pesquisa revelou que quando um paciente diabético reporta um grande número de sintomas, eles percebem que tem pouco controle sobre a doença e acreditam que ela tem grande impacto em suas vidas,  nesse caso a saúde e as estratégias de adaptação eram piores ou menos desenvolvidas que no grupo com percepções diferentes.
Alternativamente, os pacientes que percebiam que a doença teve um forte impacto nas suas vidas, mas que também acreditaram que tinham algum controle sobre o impacto apresentaram escores mais positivos. Esses pacientes tendem a encarar a sua doença de forma mais ativa, buscando assistência social e aplicação de habilidades comportamentais para enfrentar as dificuldades.
Os pesquisadores observaram que os resultados confirmam a confiabilidade dos escores obtidos na escala desenvolvida para uso no estudo, bem como a sua eficácia. Eles acrescentaram que a ferramenta desenvolvida pela Universidade de Granada é a mais completa e confiável de todos os instrumentos de avaliação existentes.
Fonte: Psychcentral.com
http://news.psicologado.com/comportamento/o-senso-comum-afeta-as-estrategias-de-adaptacao-de-doentes-cronicos?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+psicologado+%28Psicologado.com+-+Portal+de+Psicologia%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!