sábado, 21 de agosto de 2010

Jogos e Dinâmicas de Grupo

Aqui serão postados recomendações de exercícios para seleção e treinamento. Utilizados e recomendados pelas profissionais do Psicorienta.

___________________________________________________________





Leão, Raposas e Ratos (postado em 19/08/2010)





Objetivo: Avaliar e desenvolver liderança, subordinação e atitude vencer-vencer.





Tempo: de 40 a 60 minutos





Material: 1 barra grande de chocolate; 5 bombons iguais e 2 pacotes pequenos de bala de um único sabor (para até 20 participantes, a cada 5 participantes a mais aumentar um bombom e 5 balas).

1 papel pequeno escrito LEÃO, papeis pequenos escritos RAPOSAS de acordo com o número de bombons, e papeis pequenos escritos RATOS conforme o número de participantes menos o número de leão + raposas.





Publico: 20 a 35 participantes





Procedimento da vivência: Antes de iniciar a vivência, o chocolate, bombons e balas devem ser colocados numa mesa e cobrir com uma toalha para que nenhum participante veja. Dobra-se os papeis e coloca-se em um saco para ser retirado um por cada participante. Solicita-se que não mostrem nem comentem o que está escrito no papel. Depois que todos tiverem com seus papeis, descobre-se a toalha da mesa e solicita-se que o LEÃO vá até a mesa e se sirva. Não é dada mais nenhuma instrução até que o Leão termine. O LEÃO pode fazer o que quiser, pegar o quanto quiser dos doces. Pode-se responder qualquer questionamento do LEÃO e demais participantes, desde que não influencie seus comportamentos. Assim que o LEÃO terminar, pergunta-se se está satisfeito. Se ele disser que sim e tiver sobrado alguma coisa na mesa, pede-se que as RAPOSAS levantem-se e se sirvam. O mesmo procedimento que foi realizado com o LEÃO. Assim que as RAPOSAS terminarem pergunta-se se estão satisfeitas e se houver alguma coisa na mesa, solicita-se que os RATOS sirvam-se e sentem-se.

Abre-se para o grupo falar o que acharam do desenrolar, da atitude de cada um em seus respectivos papeis, como se sentiram, porque agiram da forma como agiram. Deve-se pontuar o papel de cada animal na cadeia alimentar e relacionar com a hierarquia dentro das organizações e discutir a atitude vencer-vencer que independe do nível hierarquico que se ocupa.





Questionamentos que podem ser realizados:

- A liderança do LEÃO, qual a melhor atitude a ser tomada.

- O papel intermediário das RAPOSAS diante da hierarquia do LEÃO e da subordinação dos RATOS.

- O papel dos RATOS diante da defesa de seus direitos e do respeito a hierarquia.





Obs.: O resultado do exercício depende muito do comportamento dos participantes. Cabe ao instrutor saber conduzir ao objetivo proposto. Não é possível prever os acontecimentos, mas é necessário estar preparado para tudo. Um exemplo de complexidade do exercício é o LEÃO pegar tudo e o exercício ter que seguir para as discussões. Não deve-se questionar o comportamento individual dos participantes, mas sim dos papeis desempenhados, nem fazer pontuações que possam classificar ou ofender.





___________________________________________________________



Balas e Pirulitos





Objetivo : Verificar trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico, liderança.



Tempo : 40 minutos



Material: 80 balas de pelo menos 3 cores diferentes; 40 pirulitos de qualquer cor.



Procedimentos para a Vivência :



Dividir a turma em 4 grupos. Solicitar que cada grupo defina uma pessoa para ficar na banca de Troca (não esclarecer nada sobre o exercício antes da escolha da banca). Os integrantes da banca são responsáveis por receber e efetuar as trocas que o grupo deseja.



Explicar que a banca entregará, conforme decisão da mesma, para cada integrante do grupo 2 balas de cores iguais.



A tarefa dos grupos é sobreviver, conquistando para cada membro vidas que é representado por 1 pirulito



O Grupo que mais vidas tiver são os sobreviventes e vencem o jogo.



Para efetuar a troca:



3 balas de cores diferentes equivalem a 1 pirulito + 1 bala de qualquer cor.



7 balas de qualquer cor equivalem a 3 pirulitos ou vice-versa.



O tempo de duração das rodadas é de 1 minuto.



Ao final da 1ª rodada, a profa. faz o levantamento do placar identificando quem morreu e quem sobreviveu e colhe os sentimentos do grupo.



A seguir, desafia-os a repetir o jogo cumprindo o objetivo de que "todos sobrevivam". Os participantes são avisados de que todos os pirulitos serão recolhidos e o jogo volta ao zero. A profa. pergunta se o grupo quer um tempo para planejamento, sendo que este tempo é de 5 minutos cronometrados.



Após o planejamento, nova etapa é iniciada e o processo se repete.



Ao término da 2ª rodada faz-se a contagem dos sobreviventes e os grupos que não tiverem 1 pirulito por pessoa, terão que escolher um membro para ficar fora da próxima rodada e justificar em publico a escolha. Dá mais 5 minutos para o planejamento e decisões.



Inicia-se a 3ª rodada e ao término faz-se a contagem e novamente os grupos que não tiverem 1 pirulito por pessoa terão que retirar mais um membro do grupo e justificar. Caso queiram trazer de volta o excluído anterior, poderão fazer a troca com outro membro.



Poderão ocorrer até 6 rodadas, se necessário.



Processamento:



Identificar o espírito de equipe, sinergia de grupo, descobrir soluções alternativas para os problemas, somando os esforços individuais.



• Qual foi a primeira estratégia usada pelo grupo?



• Houve necessidade de mudar de estratégia? Por quê?



• Surgiu alguma liderança?



• O grupo estava aberto a novas idéias?



• Foi possível usar da criatividade para resolver o problema?



• Como foram as escolhas de exclusão dos membros?



• Como isso ocorre no dia-a-dia?



• Em que momentos isso ocorre no ambiente de trabalho?



• Que mudanças pessoais você sente necessidade de realizar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!