quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Problemas de pele podem estar associados com depressão e ansiedade

25/8/2010



Indivíduos com psoríase podem ter um maior índice de depressão, ansiedade e pensamentos suicidas, de acordo com um estudo publicado no periódico Archives of Dermatology.

Problemas de pele podem estar associados com depressão e ansiedade

A psoríase afeta entre 1% e 3% da população mundial e estima-se que até 2,3% dos adultos de ambos os sexos e que tenham o problema jamais tenham sido diagnosticados oficialmente. “A psoríase é reconhecidamente associada com problemas na saúde mental”, dizem os autores. Entretanto, poucos estudos avaliaram os problemas psicológicos que podem afetar os pacientes com essa doença.

A equipe de Shanu Kurd, da Universidade da Pensilvânia, EUA, analisou dados colhidos de registros médicos feitos entre 1987 e 2002 no Reino Unido. A análise dos mais de 150 mil pacientes com a condição (quase 4 mil desses com um variação severa da psoríase) incluiu também um grupo controle de pessoas sem a condição. Todas, entretanto, foram acompanhadas para sintomas de depressão, ansiedade e ideações suicidas.

Entre os pacientes com psoríase severa, aproximadamente 2,6% foram diagnosticados com depressão, mais de 2% sofriam de ansiedade e uma porcentagem baixa (0,09%), porém preocupante, foi classificada como indivíduos em risco de suicídio. No caso de indivíduos com psoríase em graus menores, essas taxas eram de 1,1% (depressão), 0,8% (ansiedade) e 0,04% para suicídio.

“É importante identificar esses transtornos mentais nesses pacientes, pois é possível diminuir a incidência dos sintomas da psoríase a partir de uma série de estratégias envolvendo profissionais de saúde mental e mesmo intervenção farmacológica”, apontam os pesquisadores, em vez de tratamento destinado apenas a psoríase.

“Alguns dados recentes mostram que essa comorbidade – a presença de outras condições associadas – com os transtornos mentais pode até mesmo diminuir a eficácia de certos tratamentos para a psoríase, enquanto outros estudos mostram que a melhora do quadro mental ajuda a diminuir os ciclos da doença. Mas novos estudos são necessários para determinar quais são os mecanismos exatos que ligam a psoríase a esses quadros de transtornos mentais”, conclui Kurd.

-com informações da Archives of Dermatology



Fonte: O que eu tenho? - UOL
FONTE: http://www.espacoholos.com.br/noticias_interna.aspx?id=92

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!