quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Consumo de álcool dá mais prazer aos homens do que às mulheres, confirma estudo

homens e o consumo de alcoolJá é de conhecimento comum o fato de que homens possuem propensão duas vezes maior que mulheres a desenvolver alcoolismo, mas até agora a base biológica que contribui para esta diferença de vulnerabilidade permanecia obscura.
Em um estudo publicado no jornal Biological Psychiatry, pesquisadores das universidades de Colúmbia e Yale acreditam quem a dopamina é o fator chave influenciando essa diferença de gênero.
Os cientistas estudaram homens e mulheres em idade colegial e que bebem de forma social, realizando em laboratório um teste de consumo de álcool.
Após consumir uma bebida alcoólica ou não alcoólica, cada participante submeteu-se a um escanemanto específico em um PET (Positron Emission Tomography), uma técnica de imagem que pode medir a quantidade de liberação de dopamina induzida pelo álcool.
A dopamina tem múltiplas funções no cérebro, mas se destaca nesse contexto por seus efeitos agradáveis quando liberadas por experiências recompensadoras, como sexo ou drogas.
A despeito do consumo similar de álcool, os homens tiveram liberações de dopamina bem mais elevadas que as mulheres.
Este aumento foi encontrado no estriado ventral, uma área cerebral fortemente associada ao prazer, reforço e formação de vícios.
"Em homens, a liberação maior de dopamina também tem uma forte associação com efeitos subjetivos positivos da intoxicação alcoólica" explicou a Dra. Nina Urban, correspondente autora deste estudo.
"Isto pode contribuir com as propriedades reforçadoras iniciais do álcool e com o risco da formação do hábito."
Dra. Anissa abi-Dargham, autora sênior deste projeto, nota que "outra observação importante deste estudo é o declínio da liberação de dopamina induzida pelo álcool com a repetição de episódios de consumo elevado. Isto pode ser um dos indicadores do desenvolvimento de tolerância ou da transição para o hábito."
Este achado indica que a capacidade do álcool de estimular a liberação de dopamina pode desempenhar um papel importante e complexo em seus efeitos de recompensa e responsabilidade pelo abuso em seres humanos.
Esta identificação de um mecanismo neuroquímico in vivo que pode ajudar a explicar a diferença de sexo no alcoolismo é um passo importante na pesquisa do alcoolismo.
Fonte: psychcentral.com/

http://news.psicologado.com/neurociencia/consumo-de-alcool-da-mais-prazer-aos-homens-do-que-as-mulheres-confirma-estudo?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+psicologado+%28Psicologado.com+-+Portal+de+Psicologia%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!