domingo, 13 de junho de 2010

Resumo Av2

Piaget: pré-operacional(2-7)-pensamento e ação ocorre na mente- operações
-criança faz associação com elementos que não tem relação
-Subestágios: 1)Simbólico e Pré Conceitual(2-4)= aparecimento da função simbólica(linguagem, jogo simbólico,imitação diferida), pensamento baseado em pré-conceitos. 2)Intuitivo(4-7)=raciocínio simbólica baseado mais na intuição subjetiva do que na lógica objetiva. Representações prox. Percepção.
Caract: Egocentrismo(ñ consg se coloca lugar do outro), Transdução(o que é verde ñ amadurece, generaliza caract), Centração(criança de foca em 1 caract), Irreversibilidade(ñ inverte), Realismo(ñ diferencia o real do imaginário ex:sonho), Animismo(vida p/objtos inanimados), Antropomo(caract humanas p/animais), Artificialismo(fenômenos da natureza respons humana ou divina), Finalismo(tudo tem uma finalidade e um porque).
Operações-concretas(7-12)-noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, representações imediatas, s/ limitações.Caract: Reversibilidade, Descentralização(se foca em um todo, varias caract e dimensões), Agrupamento Lógico:log de classes/classificação(cap classif objetos em grupos estruturá-los e classificá-los), log de relações/seriação(dispor objtos em serie ordenação crescente e decres), Conservação de Qtidade(objeto muda forma e continua c/ mesma qtidade de massa).
Diferença das 2 fases: O desenvolvimento da construção do raciocínio.
Brofenbrenner: desenvolvimento como um processo que pode produzir continuidades e mudanças na maneira q a pessoa percebe e lida com seu ambiente e engloba perdas e ganhos.Modelo Ecológico: PPC processo presso,desenvolvimento no contexto,considera esse sistema organizado socialmente por uma série de subsistemas sobrepostos.1)Microssitema(ambiente q a pessoa vive ou interage face-a-face por períodos constantes/prolongados ex amigos prox, família namo)2)Meso(realçao de dois ou mais microssistemas, a pessoa participa de forma ativa e freqüente ex as relações família-escola ou escola-igreja)3)Exo(inter-relação entre 2 ou mais ambientes a pessoa ñ participa ativamente deles mas é indiretamente influenciado ex reuniões dos professores, trabalho do marido, tv, internet)4)Macro(envolvem os demais subsistemas através dos modelos institucionais de cultura ex costumes e crenças, religiões, ideologias)Crono( periodo de transição do mod. Ecológico p/ o bio-eco)
Modelo bio-ecologico: P-P-C-T tempo tb, mercanismo de defesa ocorre através dos Processos Proximais(principal canal e promove o desenvolvimento são as interações recíprocas constantes e progressivas que promovem as relações entre pessoas e seu ambiente, Promovem percepção e respostas diferenciadas, controle do próprio comportamento, permanência de relações)1.Díades(estruturas interpessoais, 2 pessoas)observacionais(ex:mãe fazendo comida e filha olhando)at.conjunta(ex:enquanto mãe prepara refeição filha alcança igredientes)primários(ex:mãe e criança q quando ñ estão juntas sente falta e imaginam oq estão fazendo)1. propriedades: reciprocidade, afetividade,equilíbrio de poder(autonomia as filhos)Competência:aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades,capacidade para conduzir seu próprio comportamento.Disfunção:dificuldade em manter o controle e integração do comportamento em diferentes domínios algumas competências podem provocar disfunção.Eficácia depende atenção na atvdade por períodos prolongados de tempo atvdades progressivamente complexas reciprocidade e afeto mas relações inter-pessoais objtos e símbolos do ambiente devem estimular a atenção exploraçãoimaginação.Fatores influentes:duração do contato,freqüência,interrupção,tempo da interação,intensidade e vigor do contato, constância,caract.da pessoa,do ambiente,período histórico.2.Pessoa:força:acionam, mantém ou retardam os PP.Generativas:facilitam.empatia,comunicação, responsabilidade,bom humor.Inibidoras:desorganizam,agressividade,apático, irresponsável, timidez, mau humor.Recursos biopsicológicos:deficiências ou habilidades psicológicas que influenciam nos PP.Deficiências: limitam,surdos e mudos.Habilidades:facilidade de aprendizagem de interagir.Demandas:provocar/impedir reações no ambiente,favorecem ou inibem os PP.ex:aparência,personalidade,idade,gênero,etnia,potencial genético.Contexto :ciclo de vida e contexto histórico. 3.Tempo:microtempo-continuidades e interrupções do PP.mesotempo: regularidade e contância dos PP. macrotempo:eventos mutantes na sociedade e no tempo histórico, através de gerações.Transições Ecologicas: reações esperadas de uma pessoa que ocupa alguma posição na sociedade e de outros em relação a aquela pessoa, principais:casamento, nascimento do primeiro filho,desemprego, aposentadoria, migrações, divorcio, morte.
Diferença das teorias de Piaget e Vygotsky:
Piaget: o individuo constrói o pensamento dentro para fora,a criança pensa internamente e depois manifesta.
Vysgot: : também uma teoria interacionista, focada mais no indivíduo e ambiente. O pensamento é construído através da fala.Fora para dentro.A criança fala para interiorizar.Quando o indivíduo nasce é um animal humano, tem a fase pré lingüística e pré intelectual da linguagem, é produto e produtor do meio,isto é, constrói o meio e é contruído no meio social.
-Mediação simbólica: o indivíduo não tem acesso direto ao objeto, faz uso dos símbolos (mediados) eu sou um ser sócio histórico, tudo que vemos e convivemos é fruto da construção humana.A linguagem é o principal agente mediador.
-Zona desenvolvimento proximal: é o espaço entre o conhecimento real, o que eu já sei, com o potencial, o que eu aprendo através de um mediador que orienta e facilita.
Freud- estudou com adultos, e os sintomas dos adultos estavam relacionados com vivência infantil.Reviu a teoria, pois pensava que não necessariamente sofrerão abusos,mas coisas retidas.
Fase oral: nasce com a pulsão do libido(desejo,controlado pelo id, principio do prazer, atendido aqui e agora, boca, se não for atendido pode afetar problemas na dicção, comunicação.Nutrir, atender as solicitações colocando limites.Não sou tratado , não sou digno.
Fase anal: controle dos instintos. Passa ter controle no começo, a racionalizar as experiências.Se não for bem tratada gera dificuldades em vários controles.Ex. financeiros, pode ser muito rigorosa ou descontrolada.
Fase fálica:desenvolvimento do super ego(complexo Ediplo), começa a perceber a diferença entre menina e menino.Alia-se ao pai(medo de ser castrado).O foco vai para e fala, objeto erotizado ainda é criança.
Período de latência: se distância das meninas, vai mais para o lado intelecto.Período morno, período de espera.
Genital- foco erotizado é o outro, o outro passa a ser o objeto possível, busca da satisfação sexual, toques, atingindo a sexualidade adulto.
Piaget – estagio pré-operacional: 2 a 4 anos- simbólico,pré-conceitual, 4 a 7 anos- intuitivo.
As operações não estão formadas, pensamento egocêntrico, intuitivo, simbólico.Baseado mais na intuição subjetiva do que na lógica objetiva

Obrigada Colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!