quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O cérebro do homem Neandertal e moderno se diferem após um ano de vida

altEstudo publicado nessa semana na revista americana Current Biology, afirma que o cérebro do homem moderno e do homem de Neandertal se difere apenas após o nascimento, exatamente após um ano de vida.
O estudo foi realizado por um grupo de pesquisadores da Alemanha, do Instituto Max Planck de Antropologia da Evolução, coordenados pelo autor do estudo, Philipp Gunz. Segundo Philipp a descoberta é baseada nas comparações de impressões virtuais e circunvoluções cerebrais, em diferentes idades de desenvolvimento no interior dos crânios de homens fossilizados Neandertais e modernos.
As diferenças observadas no desenvolvimento do cérebro refletem provavelmente as mudanças nos circuitos e conexões cerebrais, já que a organização interna do cérebro e o que conta mais para as capacidades cognitivas.
"No homem moderno, as conexões entre as diversas regiões do cérebro são estabelecidas durante o primeiro ano de vida e são importantes para um grau avançado de socialização, emoção e funções de comunicação", expôs o pesquisador.
A pesquisa ainda ressalta que embora os homens de Neandertal não percebessem o mundo da forma que percebemos, não eram desprovidos de inteligência. Eram exímios caçadores e acredita-se também que não eram totalmente privados de uma linguagem.
Fonte: Veja


 http://news.psicologado.com/neurociencia/o-cerebro-do-homem-neandertal-e-moderno-se-diferem-apos-um-ano-de-vida?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+psicologado+%28Psicologado.com+-+Portal+de+Psicologia%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!