domingo, 29 de agosto de 2010

o que é Autismo?

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O que é ser Autista??? Você com certeza já deve ter ouvido esse termo em algum lugar. Muitos filmes falam do autista, um dos mais famosos foi "Ray-man", onde Tom Cruise descobre que tem um irmão autista (Dustin Roffman). Ele faz descobertas fascinantes sobre o irmão com o passar do filme, mas também aprende mais sobre como lidar com as diferenças e com o próprio ser humano.

Finalmente, o que será esse grande mistério da mente humana, que conhecemos como o nome de "autismo"?
O autismo é uma alteração cerebral uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a capacidade da pessoa se comunicar, compreender e falar, afeta seu convivio social. O autismo infantil é um transtorno do desenvolvimento que manifesta-se antes dos 3 anos de idade, e é mais comum em meninos que em meninas e não necessáriamente é acompanhado de retardo mental pois existem casos de crianças que apresentam inteligência e fala intactas. A palavra "autismo", atualmente pode ser associada a diversas síndromes, o que aumenta a possibilidade do autista ser considerado portador de deficiência mental. É um transtorno que ultrapassa as barreiras geográficas e sociais, pois ocorre em diversas áreas do mundo e classes sociais. Infelizmente não existe, ainda uma causa determinada, o que o faz ser alvo de estudos em diversos países.
Os sintomas variam amplamente e manifestam-se de diversas formas, variando do mais leve ao mais alto comprometimento. Em cooperação internacional, os especialistas concordaram em usar alguns critérios de comportamento para diagnosticar o autismo. Atualmente há duas publicações que descrevem os sintomas que levam ao diagnóstico da pessoa autista. Uma é o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM-IV), da Associação Psiquiátrica Americana ; e a outra é a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), publicada pela Organização Mundial de Saúde.

O que é?

É uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças apesar de autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Características comuns

*Não estabelece contado com os olhos
*Parece surdo
*Pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente isso é completamente interrompido sem retorno.
*Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros *Ataca e fere outras pessoas mesmo que não exista motivos para isso
*É inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas.
*Ao invés de explorar o ambiente e as novidades restringe-se e fixa-se em poucas coisas. *Apresenta certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se
*Cheira ou lambe os brinquedos
*Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente.

Muitas vezes o início é normal, quando bebê estabelece contato visual, agarra um dedo, olha na direção de onde vem uma voz e até sorri. Contudo, outras crianças apresentam desde o início as manifestações do autismo. A mais simples troca de afeto é muito difícil, como, por exemplo, o próprio olhar nos olhos que é uma das primeiras formas de estabelecimento de contato afetivo. Toda manifestação de afeto é ignorada, os abraços são simplesmente permitidos mas não correspondidos. Não há manifestações de desagrado quando os pais saem ou alegria quando volta para casa. As crianças com autismo levam mais tempo para aprenderem o que os outros sentem ou pensam, como, por exemplo, saber que a outra pessoa está satisfeita porque deu um sorriso ou pela sua expressão ou gesticulação. Além da dificuldade de interação social, comportamentos agressivos são comuns especialmente quando estão em ambientes estranhos ou quando se sentem frustradas.

Os pais são os primeiros a notar algo diferente nas crianças com autismo. O bebê desde o nascimento pode mostrar-se indiferente a estimulação por pessoas ou brinquedos, focando sua atenção prolongadamente por determinados itens. Por outro lado certas crianças começam com um desenvolvimento normal nos primeiros meses para repentinamente transformar o comportamento em isolado. Contudo, podem se passar anos antes que a família perceba que há algo errado. Nessas ocasiões os parentes e amigos muitas vezes reforçam a idéia de que não há nada errado, dizendo que cada criança tem seu próprio jeito. Infelizmente isso atrasa o início de uma educação especial, pois quanto antes se inicia o tratamento, melhor é o resultado.Não há testes laboratoriais ou de imagem que possam diagnosticar o autismo. Assim o diagnóstico deve feito clinicamente, pela entrevista e histórico do paciente, sempre sendo diferenciado de surdez, problemas neurológicos e retardo mental. Uma vez feito o diagnóstico a criança deve ser encaminhada para um profissional especializado em autismo, este se encarregará de confirmar ou negar o diagnóstico. Apesar do diagnóstico do autismo não poder ser confirmado por exames as doenças que se assemelham ao autismo podem. Assim vários testes e exames podem ser realizados com a finalidade de descartar os outros diagnósticos. Dentre vários critérios de diagnóstico três não podem faltar: poucas ou limitadas manifestações sociais, habilidades de comunicação não desenvolvidas, comportamentos, interesses e atividades repetitivos. Esses sintomas devem aparecer antes dos três anos de idade.

Ainda não existe um tratamento adequado ainda especificamente para o autismo, o prognóstico irá depender da dedicação dos profissionais que irão tratar dele, bem como a participação da família em todo o processo.

Vários são os sites que se encontra na internet sobre autismo, alguns são bastantes interessantes, vc pode dar uma olhada e escolher as diversas informações.



FONTE: http://psiscc.blogspot.com/2007/10/autismo.html

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