quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O poder da fé

23/8/2010
Por Haidy Nese - haidy.psicologia@ibest.com.br


Primeiramente vamos refletir a respeito do significado da palavra fé. Quando ouvimos essa palavra a maioria de nós automaticamente associa a religião.


Mas segundo o nosso dicionário virtual, fé tem um significado muito mais amplo, como “firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém”.


A fé, como nossa vida, não é baseada em evidências. Como assim? Bem, existe apenas uma verdade absoluta e inexorável, “a morte”, e sabendo disso qual o propósito de nos esforçarmos tanto para sobreviver? O que nos move apesar de tantas dores e decepções? Será que somos mazoquistas incondicionáis, isto é, buscamos sentir prazer em receber sofrimento físico e moral? Grande parte de nós, provavelmente sim, mas essa motivação, além do lado patológico seria quase que insignificante perto da força que impulsiona a vida, apesar da certeza da morte.


Existe uma outra certeza mais forte que a da morte, muitas vezes inconsciente, de que a Vida tem um propósito, que há um porque de estarmos aqui e quanto mais nos conhecemos mais convicção teremos de tudo isso, desse sentimento que podemos chamar de “fé”.


Esse sentimento que brota dentro da gente, que não conseguimos explicar o porque ou encontrar alguma explicação racional, essa força que nos faz sair de casa pela manhã e acreditar que o dia será ótimo, a coragem de fazer uma declaração de amor, a preocupação com o nosso corpo físico, sem saber explicar bem o porque fazemos isso, afinal sentimento não se explica, apenas se sente, não é mesmo?


Chegamos a conclusão que a fé, antes de mais nada é um sentimento, e que sem esse sentimento a vida não tem sentindo.


Então, podemos pensar que a grande parte das pessoas que cometem suicídio perderam a fé?

Sim, considerando a fé como esse sentimento que nos move e nos faz acreditar que vale a pena viver, sem nenhuma prova que isto seja verdade, é exatamente isso, ou seja, a falta de fé é o princípio da desilusão, do desespero, tristeza e da depressão. Sentimentos que com o tempo podem vir a se transformar em ódio, violência, etc.


Não haveria necessidade de estarmos sofrendo hoje, com a facilidade do mundo moderno, o avanço da tecnologia, a possibilidade de comunicação instantânea, o mundo globalizado, mesmo assim, com tantos avanços, ainda promovemos guerras, cometemos crimes, ainda sofremos e fazemos as pessoas que estão ao nosso redor sofrer, ainda acabamos com nossa vida de uma forma direta ou indireta, o que está faltando para ficarmos em paz com o mundo e conosco?

Você tem fé?


FONTE: http://www.plenamulher.com.br/colunas.asp?ID_COLUNA=308&ID_COLUNISTA=40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!