sexta-feira, 9 de abril de 2010

Significados Psicanalise

Ab-reação: É o processo de reduzir a tensão emocional revivendo (na fala, ação ou ambos) a experiência que causou a emoção Descarga emocional mais ou menos intensa, em que o indivíduo revive um acontecimento traumático que o libera da repressão, à qual estava submetido, e que pode ser espontânea ou manifestar-se no curso de certos processos psicoterápicos, por ação deles.

Associações de Idéias: processo intelectivo segundo o qual a mente humana, a partir de uma idéia inicial , é imediatamente levada a lembrar,sugerir uma outra, isto em razão de alguma "conexão natural" existente entre ambas. Pode ser representada tanto por uma palavra, por um objeto, uma imagem, ou mesmo uma emoção (da qual o sujeito toma consciência) cujo simples aparecimento na mente é suficiente para despertar uma segunda idéia, e esta uma terceira, e assim por diante, conforme a expressão popular, "uma coisa puxa a outra".

Associações Livres: lembranças espontânea de idéias, em estado consciente (e portanto, não hipnótico) e sem a interferência direta do terapeuta.

Catarse - Método que visa a eliminar perturbações psíquicas, excitações nervosas, tensões, angústia, através da provocação de uma explosão emocional ou de outras formas, e baseando-se na rememorização da cena e de fatos passados que estejam ligados àquelas perturbações. Ajuda o indivíduo a obter controle emocional e a enfrentar os problemas da vida. Essa memorização e essa descarga emotiva tem efeito purificador, livrando a mente do indivíduo do problema, trata-se de uma purificação que traz cura, isto é, limpeza da alma.

Histeria monosintomatica
Insansanidade mental em que o indivíduo dirige a atenção para um só sintoma, é uma estrutura unicelular.

Zona histerogena: Qualquer região do corpo onde ocorre a manifestação da dor, ligada ao libido, sexologia e sexualidade.

Tratamento hidropatico: relativo ao tratamento de doenças pela água.

Metodo de pressão na cabeça: consiste em pressionar entre as mãos a testa do paciente, este com os olhos fechados, se concentra afim de recuperar a lembrança perdida. Esta técnica simulava o estado hipnótico e era visto como expansão da consciência.

Representaçao ou Traços Mnemicos: são introduzidos por Freud para explicar os distúrbios no funcionamento do aparelho de linguagem com um tratamento que prefigura o funcionamento do aparelho psíquico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!