quarta-feira, 21 de abril de 2010

História da Águia

Você sabe porque a águia é considerada um animal nobre e símbolo de sucesso?
A águia é uma ave que está sempre voando em altas altitudes, nunca se viu uma águia rastejando no solo, com visão privilegiada é uma caçadora nata e sempre ataca sua presa num voo rápido e certeiro em alta velocidade. Quando vai caçar a águia desce imensas alturas em um voo rasante de alta velocidade e apesar disso nunca erra seu alvo. Ela não se contenta em comer restos e muito menos em procurar seu alimento varrendo o chão. A águia caça alimento vivo e fresco com a precisão de um míssil. Possui visão aguçada e garras afiadas para ir à busca do que quiser comer. A águia é um dos animais que possuem mais longevidade, sua vida média é de aproximadamente 70 anos, porém, até para morrer a águia se porta com nobreza, pois jamais se viu um cadáver dessa ave no chão. Quando ela percebe que chegou o seu fim, ela voa o mais alto que pode, procura o pico mais alto que possa alcançar e lá fica até morrer.
Por isso essa ave sempre é associada com imagens de líderes vencedores e campeões. Todos querem ser águias, todos se impressionam com a nobreza, o porte e a beleza dessa caçadora vencedora.
Mas o quê poucos sabem, é que a águia quando atinge a metade de sua vida tem que tomar uma decisão muito difícil, algo que poucos seres vivos estariam dispostos a fazer.

Por volta dos 35 anos de idade suas penas se tornam pesadas pela gordura do seu corpo, suas garras começam a ficar fracas e seu bico pouco afiado. Então a águia é obrigada a tomar a decisão mais difícil de sua vida: ou ela para de voar, se sujeita a ser uma simples ave que vive no chão, alimentando-se de restos, migalhas, lixo, e morre, ou ela passa pelo processo que somente as outras “águias” suportaram passar.

A difícil decisão então é tomada e ela se retira para um lugar bem alto e lá ela própria passa a arrancar todas as suas penas, em seguida ela arranca sua unhas e depois passa a bater com seu bico em uma pedra até que ele também caia. Esse processo de auto sacrifício é extremamente solitário e requer muita coragem da águia pois lhe gera muito sofrimento, porém, após algumas semanas de dor, novas penas nascem, garras novas e mais afiadas novamente crescem e também o seu bico se regenera tornando-se mais afiado do que nunca para a caça. Depois de alguns meses de dor, é assim que a águia novamente ressurge pronta para mais 35 anos de caçadas, livre e independente, apta a viver somente em grandes altitudes e a ser um dos animais de maior porte de nobreza na natureza, símbolo de sucesso, de poder e de respeito.

Todos querem ser águias, mas poucos têm a coragem e a ousadia de pensarem como águias, de tomarem a decisão de águias e de se sacrificarem como águias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!